top of page

 Goretti de Freitas
(Ipatinga/MG)

foto para entrevista.jpg

Sua obra "PROMESSAS AZUIS" foi publicada por nós, este é o seu primeiro livro? Como se deu a ideia de publicá-lo? 

 A obra Promessas azuis é o meu oitavo livro. Eu gosto de haicais. A ideia se deu pelo simples desejo de colocá-los no papel.

​

Qual o objetivo da sua obra, a sua importância para o universo literário ou para o assunto que aborda?

O objetivo da obra é levar ao leitor um instante de leveza e uma leitura de fácil compreensão. Acredito ser importante porque os leitores que gostam de poemas, devem conhecer as várias modalidades existentes.

 

Como é ser escritor hoje em dia?

Ser escritor nos dias atuais não é fácil. Acredito que sempre foi difícil, principalmente pelos altos custos para a publicação, fazendo com que o livro chegue com preços bem elevados ao leitor.

​

Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?

Minha experiência de vida sempre me influenciou na escrita. Foi professora durante anos e estava sempre buscando alternativas que auxiliassem meus alunos na leitura e na produção de seus próprios textos. As idas e vindas em livrarias e bibliotecas foram fundamentais tanto para mim quanto para eles.

Inspiração é algo inexplicável que surge de uma hora para outra.

​

A família e os amigos lhe apoiaram nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?

Sim. Sempre! Eles são fundamentais. Se não fosse o apoio deles ajudando a segurar a "barra", incentivando, a vida certamente, não teria a mesma cor.

​

Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?

Em várias cidades brasileiras vejo que tem melhorado bastante. Existem educadores muito empenhados em adquirir livros e criar ambientes de leitura.

​

Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?

Sim. Já estou com mais dois livros na gráfica. Um deles é composto de poemas livres, e o outro é composto de oitenta pequenos monólogos.

​

Como você espera que os leitores interpretem a sua obra?

No livro Promessas azuis, como se trata de linguagem simples, creio que eles entenderão do jeito que está escrito, mas vale dizer, que o leitor é livre para ler e entender de acordo com seus conhecimentos prévios e sua visão de mundo.

​

Como foi a sua experiência em publicar na Editora Becalete?

A experiência foi fantástica! Pessoas competentes, educadas, pacientes, um atendimento impecável. Sempre que nos comunicamos, o que pude sentir foi muita harmonia, paz e segurança de que tudo sairia da melhor forma possível. Aproveito para parabenizá-los pelo empenho e desempenho!

​

Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você e sua obra se preferir.

Caro leitor,

O meu nome é Goretti de Freitas e moro na cidade de Ipatinga-MG.

O maior desejo é que você busque um contato íntimo com cada um dos haicais do livro Promessas azuis. Desejo que leia, reflita e passeie nos mesmos lugares pelos quais passei. Tomara que você visite as mesmas paisagens e outras mais interessantes e possa encontrar os mistérios escondidos nas palavras. Depois, eu creio! Você criará o seu próprio haicai e nós nos encontraremos por aí.

bottom of page