Denison Costa
(Araguaína/TO)

Sua obra "Coroa da Princesinha Carolina" foi publicada por nós, este é o seu primeiro livro? Como se deu a ideia de publicá-lo? 

Esta é minha primeira obra infantil. Já havia publicado um livro de poemas, entretanto desafiei-me a sair de minha zona de conforto, escrevi esse infantil como uma forma de homenagear minha escritora favorita: Carolina Maria de Jesus.

Qual o objetivo da sua obra, a sua importância para o universo literário ou para o assunto que aborda?

Minha história aborda a temática do racismo, mas de uma maneira sutil, meu verdadeiro objetivo é demonstrar a importância do amor para nos auxiliar a vencer os obstáculos e enfatizar o quanto cada um de nós somos seres únicos e muito especiais.

 

Como é ser escritor hoje em dia?

Atualmente, ser escritor é desafiador. Com o advento das mídias sociais, o escritor precisa estar atento as demandas do mercado e manter-se em diálogo constante com os leitores. "Escrever é arte, negociar faz parte", acredito que tão importante quanto publicar, é saber vender seu produto, atrair novos leitores e investir na divulgação de sua obra.

Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?

Sou muito observador e procuro utilizar minhas experiências (amores/dores, sucessos/fracassos) para humanizar ao máximo minha escrita. Minha família, meus amigos e principalmente os livros me inspiram muito, no caso desse livro, fui inspirado pela escritora Carolina Maria de Jesus.

A família e os amigos lhe apoiaram nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?

Eu não consigo me imaginar sem o apoio de meus amigos e familiares. Ser escritor é um ofício solitário que demanda um alto custo. Levo em consideração suas opiniões, mas o que os torna indispensáveis são as palavras de motivação, a questão financeira é importante, é claro, mas saber que eles acreditam em meu potencial é uma realização que não tem preço.

Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?

Debater sobre leitura é muito complexo. Em nosso país, não temos grandes incentivos para a publicação de livros, não existe um plano nacional de ajuda aos escritores, aparentemente somos dispensáveis ao país. O escritor é um guerreiro solitário na difícil batalha de escrever e publicar um livro. O valor final do livro, em muitos casos, fica exorbitante para aqueles que recebem apenas um salário mínimo. O consumo de livros acaba se tornando inviável para grande parte da população pois além de não possuírem o capital, não têm o hábito da leitura.

Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?

Sim. Futuramente, desafie-me a escrever uma história juvenil, uma antologia e um romance.

Como você espera que os leitores interpretem a sua obra?

Eu espero que todos se deliciem com a história e absorvam a mensagem que eu quis passar: o amor supera tudo, desfrutem dessa lição e tenham uma agradabilíssima leitura.

Como foi a sua experiência em publicar na Editora Becalete?

A Editora Becalete superou minhas expectativas, quando iniciamos uma jornada, precisamos contar com pessoas que nos transmitam confiança e credibilidade. Desde os primeiros passos, pude contar com a assessoria da Becalete, o Luciano foi um parceirão e o Ari é um gênio nas ilustrações. Acompanhei todo o processo de confecção do livro, sugeri alterações, o cronograma foi cumprido dentro do prazo. Estou muito satisfeito com meu livro, parabéns á toda equipe pelo belíssimo trabalho.

Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você e sua obra se preferir.

Senhoras e senhores, meninos e meninas, anjinhos e anjinhas apresento a vocês minha mais nova obra: "A Coroa da Princesinha Carolina" - a aventura de uma menina esperta e muito engraçada que encanta a todos com sua alegria. Oh!Não! Acontece algo terrível que inunda de tristeza seu coraçãozinho, mas sua mãe tem uma ideia para devolver a felicidade ao coração de Carolina, o que será? Acompanhem essa aventura.

Eu sou Denison Costa, um sonhador, um escritor, um colecionador de aventuras, poesias e boas histórias. Conheçam um pouquinho de meu universo, leiam minhas histórias, desfrutem meus versos.

Adquira a obra do autor clicando aqui!