André Valença (Brasília/DF)

Entrevista em 17/07/2020

- Sua obra SMART PHOTOS foi publicada por nós, este é o seu primeiro livro? Como se deu a ideia de publicá-lo?

Sim, é meu primeiro livro. Sou um apaixonado por fotografia e há algum tempo descobri que é possível fazer excelentes fotos com o Smartphone. Assim, comecei a publicá-las no Instagram (andrevalenca.art) e, como o retorno dos seguidores sempre foi positivo, resolvi investir na publicação em papel pois entendo que, no caso de fotografias, proporciona uma experiência melhor do que a digital.

 

- Qual o objetivo de sua obra e sua importância para o universo literário ou para o assunto que aborda?

O objetivo principal é mostrar que qualquer pessoa pode registrar belos momentos de forma artística com o mínimo de equipamentos. No caso, um Smartphone com uma câmera razoável e um editor gratuito de fotografias. O restante é imaginação.

 

- Como está sendo a experiência de ser escritor?

Como a minha maior intenção é registrar e compartilhar o resultado do meu trabalho, é uma grande alegria ver o projeto sair do mundo das ideias e se concretizar. É um sonho realizado.

 

- Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?

Todas as fotos do livro refletem o meu jeito de olhar as coisas. Ao meu ver, duas coisas são importantes para quem deseja fotografar: planejamento e prontidão. No meu caso, mais prontidão do que planejamento, pois estou sempre atento ao meu redor e as oportunidades nem sempre nos concedem tempo para preparação. Então, me inspiro e motivo na na possibilidade de tornar belo algo que, por conta da fugacidade dos momentos, passaria imperceptível para muitas pessoas .

 

- A família e os amigos lhe apoiam nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?

Sempre! Minha família sempre apoiou meus projetos, não só os fotográficos. O apoio e o incentivo da minha esposa Alessandra e dos filhos André Luiz e Bruno é primordial para manter meu entusiamo e criatividade. Na verdade, não só eles, mas todos os membros da minha grande família e aos amigos que creditaram na proposta. Esse livro tem um pedacinho de cada um de vocês.

 

- Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?

O Brasil nunca foi uma referência no consumo de livros. Acredito que esse perfil vem mudando lentamente.

 

- Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?

Com certeza. Já estou pensando no Smart Photos 2 e em outros projetos conjuntos.

 

- Como você espera que os leitores interpretem sua obra?

Acho importante registrar que cada foto é o resultado de um momento único capturado a partir de um olhar atento para situações corriqueiras. Por isso, diferentemente de outros trabalhos, ele não foca em um tema específico. São momentos da minha vida. por isso, cada foto traz consigo a lembrança da ocasião em que foi registrada.

 

- Como foi a sua experiência em publicar na Editora Becalete?

Foi excelente. O relacionamento com o Luciano e a Fabiana se deu de maneira muito profissional, respeitosa e produtiva. O cuidado com a obra e a preocupação com o resultado final foi uma constante durante todo o processo. Registro aqui o meu muito obrigado a todos os profissionais envolvidos na realização deste sonho.

- Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você e sua obra se preferir.

Prezados leitores. A obra Smart Photos é o registro de momentos da minha vida. Portanto, ao apreciarem as fotografias, tenham em mente que elas foram feitas a partir de oportunidades ímpares que, na maioria dos casos, não se repetiriam. Essa é mensagem do livro: nossas vidas estão repletas de momentos únicos e que cabe a cada um percebê-los e eternizá-los como melhor convier.

Adquira a obra de André Valença na nossa galeria clicando aqui!

© 2020 por LB